domingo, 1 de setembro de 2013

Sealy season...ou talvez não

Eis-me de volta à escrita blogosférica depois de um período de descanso. Eu sei que devia, mesmo entre um par de mergulhos e uma bola de berlim, ter continuado a escrever, não que faltasse tempo, vontade e até inspiração, de tudo sobrava, faltou-me sim o veículo para tal empreitada: a internet.
Feitas estas considerações introdutórias em forma de desculpa pela inércia, resolvi escrever sobre o mês de Agosto, altura do ano em que metade do Pais ruma para o Sul, a outra metade para o litoral e aqueles que já haviam rumado para fora, voltam às origens. Quererá isto dizer que o interior fica deserto, jamais...jamais!
Importámos uma expressão anglicana para definir este período de férias, molhadas por excelência, trata-se da sealy season, que não é mais do que um dolce fare niente, contra-atacando com um provérbio itálico.
Nesta altura, depois de uma fotografia com uma praia apinhada, que podia perfeitamente ser Armação de Pêra ou Monte-Gordo, com um título destes e num terceiro parágrafo sem qualquer menção à tauromaquia, estarão os leitores a pensar que este blogger tomou demasiado sol, o sal lhe fez mal, ou os rodizios de peixe estavam estragados...
Não, não fiquei maluco, ainda... apenas quero realçar que Agosto, para a tauromaquia, não tem nada de sealy, muito pelo contrário, é o mês mais taurino do ano e muita história tem sido escrita, neste mês, nos anais da tauromaquia. Puerto de Santa Maria, Málaga, Bayonne, Bilbau, Pontevedra, Alcochete, Abiul, para não falar de outras feiras.
Foi também em Agosto, que duas cornadas levaram Manolete, em 1947 e José Falcão, em 1974.
Falando de 2013, o quente Agosto de 2013 foi espectador atento da consagração de Ivan Fandiño, do assumir da liderança de Fuente Ymbro e de um turbilhão de informação taurina que deve e tem de ser digerida nos meses seguintes, não por ser indigesta, mas por respeito e para ser saboreada com parcimónia.
Sealy season...talvez, para os veraneantes, definitivamente não, para quem almeja um cantinho na morada dos Deuses Taurinos, pois estes de tontos não tem nada...

Sem comentários:

Enviar um comentário